Por Angela

quinta-feira, 2 de abril de 2015

MINHA EXPERÊNCIA - Importância da leitura

Sempre me elogiam e perguntam , por que meu filho falou cedo , e se fiz alguma coisa.
As respostas estão ligadas ao estímulo que dei a ele desde que era bebê, já nos primeiros meses de vida.
Eu me perguntava, quais são os benefícios de ler para ele, tão bebê, se não entendia o que eu estava lendo.
Mais pesquisando soube que quando o bebê nasce, o seu cérebro pode fazer muita coisa, mas ainda não está totalmente desenvolvido. Quanto mais os sentidos são estimulados, mais rápido será o desenvolvimento do cérebro.




Portanto, comecei a ler em voz alta para ele, é uma atividade tão  maravilhosa, tanto pra mim, quanto pra ele que faço até hoje. A leitura ensinou a comunicação básica , números, letras, cores e formas, ajudou muito a construir vocabulário, a estimular a memória e a ouvir.
 Acredite ou não, quando meu filho fez um ano, ele já tinha aprendido todos os sons necessários para o aprendizado da minha língua materna.
Quanto mais histórias eu lia, quanto mais palavras ele ouvia, melhor ficava o seu vocabulário e fala.
Quando eu leio, ele percebe minhas emoções e sons expressivos, isso vem ajudando muito no desenvolvimento emocional dele.




A leitura também estimula  ele  a olhar, apontar, tocar e responder perguntas que eu  faço, imitar sons, reconhecer imagens, virar páginas, repetir palavras – tudo parte do desenvolvimento social e psicológico dele. 





Mas talvez,  a razão mais importante da leitura desde  bebê seja a conexão emocional entre o meu colo, a minha voz, meu carinho e os livros

Ler para ele demonstra que a leitura é importante.


Leia para seu filho, deixe ele folhear, descobrir, brincar e imaginar.

Você encontra mais informações sobre livrinhos infantis no site do fabricante da LeBrinque:
www.tutticare.com.br 



02 de Abril — Dia Internacional do Livro Infantil


Um comentário:

  1. Que lindos! Adorei tuas palavras, acho que toda mãe se vê assim também.

    http://tudoaosdezoito.com

    ResponderExcluir