Por Angela

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Desfralde - Como foi e está sendo/ MINHA EXPERIENCIA


Bom para começar, a pediatra indica que o desfralde ocorra depois dos 2 anos de idade , que é quando a criança já tem uma breve noção de xixi e cocô.

Com 1 ano e 7 meses , resolvi começar o procedimento, porque notava que ele já se incomodava com a fralda e tentava tira-la.
Por isso, é importante que o desfralde ocorra também por interesse da criança, algumas podem levar mais tempo para demonstrar.



Eu comecei o desfralde diurno primeiro e  em uma época sem muitas mudanças e de calor, pois o frio dificulta, pois se houvesse escapes ele poderia se sente desconfortável, e como eu sempre o deixei de cueca apenas, facilitou o processo, e se você tem menina pode deixar em casa de calcinha.

Dê algo para distrair na hora do cocô, ajuda muito!


Adquiri o redutor de vaso, e o piniquinho, para começar no piniquinho, depois o vaso. Apresentei os dois para ele, e expliquei que ele ficaria sem fralda e tinha que pedir quando queria fazer xixi .


Com 1 ano e 9 meses , na consulta de rotina a pediatra pediu que começasse apenas com 2 anos, então quando cheguei em casa coloquei fralda de novo, mais quem não queria mais era ele.
No começo, ele não pedia para fazer o xixi, eu comecei a notar o tempo de cada xixi, e leva-lo no banheiro, mesmo sem ele fazer nada, toda vez que o levava eu dizia que ele estava sem fralda e que tinha que pedir pra fazer no banheiro, claro que houve , mais raramente uns escapes , mais é importante que você não brigue, pois pode deixar a criança constrangida e com medo.  Com o passar de 1 mês notei que ele se adpitou melhor ao vaso com redutor, toda vez que ia ao banheiro já pedia pelo vaso, para fazer igual gente grande, rsrsrsrs.

A cada xixi no vaso era uma comemoração e quando foi o primeiro cocô então, era só alegria, deixei ele apertar a descarga e demos  ‘’ XAU PRO COCÔ’’ ...
Com mais ou menos 2 anos e 3 meses , ele não queria mais fazer xixi sentado, queria fazer xixi em pé, e essa solução foi a que arrumei para ele fazer xixi ‘’ igual ao papai’’.


E na hora de sair?

Antes de sair a qualquer lugar, supermercado, passeios rápidos , principalmente de carro, eu levo ele ao banheiro fazer xixi, e sempre que chego ao lugar pergunto se ele quer fazer xixi, e na hora de voltar , levo ele ao banheiro.
Sempre coloco papel higiênico no vaso sanitário em banheiros públicos, para não ter contato, quando não tem , coloco lenço úmido, mais em praças shoppings sempre tem banheiro familiar que facilita muito. Importante que quando começar a tirar a fralda, deixe sem  fralda também quando sair, pois pode confundir a cabeça da criança uma hora com fralda depois sem fralda, pode haver mais demora no desfralde pois vai haver mais escapes.
Quando ele dorme no carro e está sem fralda e faz tempo que fez xixi, eu paro e coloco fralda nele.



Um certo dia, eu lavando roupas, ele achou melhor fazer o xixi no balde, e ai vai... era mais prático e ele encostava o pezinho no chão.


Ele gostava e ainda gosta de fazer o ‘’cocô grande’’ dessa forma, rsrsrs, pois pra ele se tornou mais pratico pra subir e para descer. 


Com o processo do desfralde , imagino que  cada criança monstra interesse diferente de como é melhor para eles, mais é importante saber, que cada criança tem seu tempo e sempre elogie quando ele pedir e cuide para não brigar quando houver escapes.

Agora com 2 anos e 9 meses, estou começando o desfralde noturno e acredite, não é nada fácil como o diurno. Pois envolve mais paciência, colchão, roupas de camas entre outros detalhes como acordar de madrugada para levar ao banheiro, e muito mais disciplina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário